sábado, 15 de maio de 2010

ARTE EGEIA

Arte Egéia

O termo Egeu engloba não somente significados geográficos, representa as civilizações que surgiram antes do aparecimento dos Gregos por volta do 3000 A.C. Estes povos se desenvolveram em tres regiões próximas porem com características diferentes originando divergências culturais percebida nas artes e no seu modo de vida.

Povo Minóico

Após cruzar o Mediterrâneo vindo do delta do Nilo no sentido noroeste chegaremos ao princípio da Europa que é a extremidade oriental de Creta. Teve como grande e mais conhecido governante o Rei Minos, da onde deriva o nome Minóico. A pintura tinha temas naturalistas, relatando principalmente a vida marinha e com uma certa freqüência eram representados Touros, tidos como sagrados, em "jogos" com maior ênfase a facilidade de movimento do que a dramaticidade. Como os Egípcios diferenciavam a mulher por uma tonalidade mais clara da pele e uma cintura mais fina. As gravuras eram geralmente encontradas em palácios, os cretenses desenvolveram uma cultura centralizada em centros urbanos, que estranhamente foram destruidos em 1700 a.C. e novamente reconstruídos 100 anos depois, para mais uma vez tombarem em 1500 a.C. Estes palácios sobreviveram em lendas como o labirinto do Minotauro referente ao Palácio de Minos e seus incontáveis cômodos. O interessante é que estas catastofres não são relatadas em suas manifestações artísticas que tem um tom alegre e descontraído e somente são percebidas por uma descontinuidade da arte narrativa.

Povo Cicladense

Na região ao norte de Creta existe um grupo de ilhas chamadas de Ciclades e foram habitadas no período de 2600 e 1100 a.C. Este povo enterravam seus mortos em túmulos de pedras e junto com eles prestavam uma homenagem a deusa da fertilidade representada pela figura de uma escultura em mármore com variados tamanho podendo chegar ao natural. Apesar deste tipo de escultura, representado uma silhueta feminina, existir desde o paleolítico a arte cicladense apresenta uma disciplina que a difere da arte da era das cavernas, uma característica marcante é o nariz alongado presente na face bem como as noções de convexidade nos joelhos e abdome.

Povo Micenenses

Do outro lado do mar Egeu no sudeste do continente Grego na época de 1600 a 1100 a.C. apareceram diversos povoados onde seus moradores foram conhecidos como micenenses, nome originário do maior destes povoados o de Micenas. A arte dos micenenses era pouco expressiva e se resumia a cerâmicas e armamentos em metais, inexplicavelmente passaram a enterrar os mortos em túmulos com forma de colmeia e a construir palácios como verdadeiras fortalezas rodeados por muros em pedra, surgiu com isto as paredes esculpidas com perceptíveis influencias do oriente próximo. Uma dessas fortalezas foi considerada pelos gregos como obra dos Cíclopes e possuía dois leões esculpidos na entrada.

FONTE: JORNAL A TARDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário