terça-feira, 17 de agosto de 2010

ARTE GÓTICA


No século XII , OS Entre anos 1150 e 1500 , tem Uma Início Economia fundamentada Comércio não. Isso Que Faz com o centro da Vida n. campo social se desloque do A Cidade e apareça a burguesia urbana .

No começo do Século XII , a Arquitetura predominante E ainda um Românica , Mas Já começaram como uma APARECER Mudanças Primeiras Que conduziram uma revolução profunda nd Uma arte de Projetar e Construir Grandes edificios .

 

ARQUITETURA

A primeira Que Diferença Entre notamos uma Igreja Românica gótica bis É uma fachada . Enquanto, de modo geral , a Igreja Românica Apresenta hum portal único, uma Igreja gótica Três dez portais Que Dão Acesso a tres naves do interior da Igreja : uma nave naves central e laterais em Duas .

A Arquitetura Expressa uma grandiosidade , uma crença nd Existência de Deus Que hum Plano Num vive superior; Tudo se Volta para o alto, Projetando -se nd Direção do Céu, Como se vê NAS Pontas agulhadas das torres de ALGUMAS GOTICAS Igrejas .

A rosácea É UM Elemento arquitetônico característico do gótico Muito Estilo e ESTÁ PRESENTE Todas Quase como em Igrejas construídas Entre os Séculos XII e XIV.

Outros Elementos característicos da Arquitetura gótica de São Os Arcos ogivais OU OS vitrais góticos e coloridíssimos filtram Que uma luminosidade Para o interior da Igreja .

Como Catedrais GOTICAS Mais conhecidas São : Catedral de Notre Dame de Paris eA Catedral de Notre Dame de Chartres.

 

ESCULTURA

Como Estão os Esculturas ligadas à Arquitetura e se alongam Para o alto, verticalidade Demonstrando , Alongamento Exagerado das formas, e como São caracterizadas feições de um Formas Que o sentir POSSA reconhecer facilmente um Personagem representada , exercendo uma Função de ilustrar OS Pela Igreja ensinamentos propostos . .

  

ILUMINURA

Iluminura É uma ilustração Sobre o Pergaminho Manuscritos de Livros (a gravura Não fóruns Ainda inventada , então UO e Um Privilégio da Quase mítica China). O Desenvolvimento de tal genero ESTÁ Ligado à Difusão dos Livros ilustrados patrimônio Quase Mosteiros dos Exclusivo : no clima de fervor cultural caracterizá Que uma arte gótica , ERAM OS Também Manuscritos encomendados Particulares POR, aristocratas e burgueses . É precisamente por esta razão Que OS Grandes Livros litúrgicos (a Bíblia e OS Evangelhos ) eram ilustrados iluministas Pelos góticos manejáveis em Formatos .

Durante o século XII e Até o século XV , uma forma de arte Ganhou Também Expressão nsa nsa preciosos Objetos e ilustrados Ricos Manuscritos . Os copistas dedicavam -se à Transcrição dos textos Sobre como páginas. Ao Realizar ESSA Tarefa , para quê deixavam Espaços OS fizessem artistas como ilustrações , cabeçalhos OS, OS OU Títulos como letras com maiúsculas Que se hum Iniciava Texto ..

Da observação dos Manuscritos ilustrados Podemos Tirar Duas CONCLUSÕES: A primeira É A compreensão do caráter individualista que A arte da ilustração ganhava , destinava -se POIs EAo poucos possuidores das obras copiadas , a segunda É Que OS artistas Ilustradores do Período gótico tornaram- se resguardem Habilidosos nd Representação do Espaço tridimensional e nd Uma Compreensão analítica de cena , Que SEUS Trabalhos Outros acabaram influenciando pintores .

  

PINTURA

A pintura gótica desenvolveu- se nsa Séculos XII , XIV e No início do Século XV, comecou QUANDO Ganhar um Novas Características Que prenunciam o Renascimento . Sua principal particularidade Foi uma procuração o realismo nd Representação dos Seres Que compunham a obras pintadas , Quase sempre tratando de temas Religiosos , Apresentava Personagens de corpos Pouco volumosos , cobertos Por Muita roupa , com o Olhar voltado par de Cima, em Direção AO Plano celeste .

Os principais artistas nd pintura gótica de São OS verdadeiros precursores da pintura do Renascimento ( Duocento ):

* Giotto - a principal Característica do Seu Trabalho Foi A identificação da figura dos santos com Seres Humanos de Bem comum Aparência . E Esses santos com ar de ERAM O Homem Comum Ser Mais importante das Cenas Que pintava , ocupando semper POSIÇÃO NA Destaque de pintura. Assim , a pintura de Giotto VEM AO Encontro de Uma visão humanista do Mundo , Que vai CADA Vez Mais se firmando Até plenitude Ganhar não Renascimento .

Obras destacadas : afrescos da Igreja de São Francisco de Assis ( Itália ) e Retiro de São Joaquim Entre os Pastores .

* Jan Van Eyck - procurava registrar NAS SUAS Pinturas OS Aspectos da Vida urbana e da Sociedade de época SUA . Nota- se em SUAS Cuidado com Pinturas hum uma perspectiva, Procurando Detalhes OS e mostrar como paisagens .

Obras destacadas : O Casal Arnolfini e Nossa Senhora do Chanceler Rolin .

fonte: historiadaarte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário