terça-feira, 17 de agosto de 2010

arte românica


Em 476, com uma Tomada de Roma Pelos Povos Bárbaros , tem Início O período histórico conhecido Por idade Média . Na idade Média um TEM SUAS arte raízes Na época conhecida Como Paleocristã , trazendo modificações nenhum comportamento humano , com o Cristianismo uma arte se voltou um parágrafo Espírito Valorização fazer. Os valores da religião Cristã Vão impregnar de Todos os Aspectos da Vida medieval . A concepção de Mundo dominada Pela figura de Deus É PROPOSTO Pelo Cristianismo Chamada de teocentrismo (teos = Deus ). Deus É o centro do universo EA Medida de Todas as coisas. A Igreja Como Representante de Deus na Terra , Ilimitados Tinha poderes.

ARQUITETURA

Nenhum final dos Séculos XI e XII, Na Europa, surge uma Cuja arte Românica uma época Estrutura Semelhante Às construções dos antigos romanos .

Como Características Mais significativas da Arquitetura Românica : São Paulo

* abóbadas em Substituição AO Telhado das basílicas ;

* Pilares maciços Que sustentavam e das paredes espessas ;

* Aberturas raras e estreitas usadas Como Janelas ;

* Torres aparecem , Que nenhum cruzamento das naves OU NA fachada ; e

* arcos Por Que São formados 180 graus .

A primeira Coisa Que Chama a Atenção NAS Igrejas românicas É o Seu Tamanho . São elas semper Grandes e sólidas . Daí serem chamadas : fortalezas de Deus. A explicação Mais Aceita em Para as volumosas formas, estilizadas e duras Dessas Igrejas É O fato da arte Românica Não Ser fruto do gosto refinado da Nobreza Nem das Idéias desenvolvidas nsa Centros Urbanos, e Um Estilo essencialmente clerical . A arte desse período passa, assim a-ser encarada Como Uma Extensão do Serviço Divino e Uma Oferenda à divindade .

A Mais Famosa É uma Catedral de Pisa Sendo o Edifício Mais conhecido Seu Conjunto fazer o Campanário comecou Que Ser um construido em 1,174 . Trata-se da Torre de Pisa Que PORQUE se inclinou , Passar o tempo com isso, o terreno cedeu .

Na Itália , diferente do resto da Europa, Não apresenta Formas pesadas , duras e primitivas .

  

PINTURA E ESCULTURA

Numa época em Que Poucas sabiam ler Pessoas , a Igreja recorria à pintura e à escultura parágrafo narrar Histórias bíblicas Comunicar OU Valores Religiosos Fiéis EAo. Não Podemos estudá- las desassociadas da Arquitetura .

A pintura Românica desenvolveu- se Sobretudo NAS Grandes Decorações murais , Através da técnica do afresco , era originalmente Que Uma técnica de pintar Sobre a Parede úmida .

Os Motivos Pelos Usados ERAM pintores de Natureza religiosa . Como Características Essenciais da pintura Românica Foram uma deformação EO colorismo . A deformação , na verdade , sentimentos traduz Religiosos OS EA Interpretação mística Que OS artistas faziam da Realidade . A figura de Cristo , por exemplo, semper É Maior do Que As outras Que o cercam . O colorismo realizou- se sem núcleos de Emprego de chapadas , sem Meios Preocupação com toneladas OU Jogos de luz e sombra , POIs Não havia a menor Intenção de imitar uma Natureza.

Na porta , uma área ocupada Mais Pelas era Esculturas o Tímpano , Que Nome recebe um logotipo FICA Parede semicircular Que Abaixo dos arcos arrematam Que o Vão da porta superior. Imitação de Formas rudes , curtas alongadas OU Movimentos Naturais de Ausência .

MOSAICO

A técnica da Decoração com mosaico , isto é, pequeninas pedras , de Vários Formatos e cores, colocadas Que Lado a Lado Vão formando o Desenho , seu auge conheceu Na época do Românico . Usado Desde a Antigüidade , originaria do Oriente Onde É uma técnica bizantina utilizava o azul e dourado , parágrafo representar o próprio Céu .

Nenhum comentário:

Postar um comentário